quinta-feira, 24 de junho de 2010

Redes

LAN é o acrónimo de Local Area Network, é o nome que se dá a uma rede de carácter local, e cobrem uma área geográfica reduzida, tipicamente um escritório ou uma empresa, e interligam um número não muito elevado de entidades. São usualmente redes de domínio privado;

MAN significa em inglês Metropolitan Area Network. Esta rede de carácter metropolitano liga computadores e utilizadores numa área geográfica maior que a abrangida pela LAN mas menor que a área abrangida pela WAN. Uma MAN normalmente resulta da interligação de várias LAN, cobrindo uma área geográfica de média dimensão, tipicamente um campus ou uma cidade/região, podem ser redes de domínio privado ou público. Pode estar inclusivamente ligada a uma rede WAN;

WAN significa Wide Area Network, e como o nome indica é uma rede de telecomunicações que está dispersa por uma grande área geográfica. A WAN distingue-se duma LAN pelo seu porte e estrutura de telecomunicações. As WAN normalmente são de carácter público, geridas por um operador de telecomunicações.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sistemas Operativos

Ubuntu é uma antiga palavra africana significa "sou o que sou devido ao que todos nós somos"
Ubuntu é um sistema operativo (Linux) gratuito e que pode ser usado por qualquer pessoa quer a nivél particular quer a nivel empresarial é actualizado de 18 em 18 meses.
O nosso Magalhães possui este sistema.

O Mac OS X é o sistema operacional mais avançado do mundo. Uma base sólida UNIX e arquitetura simples e intuitiva fazem o Mac ser tão inovador como altamente seguro, compatível e fácil de usar. Tão simples que não há nenhum outro igual a ele.

O Windows 7 é a mais recente versão do Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptops e PC's de centros de mídia, entre outros.[1] Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e começou a ser vendido livremente para usuários comuns às 00:00 horas do dia 22 de outubro de 2009

Média

A palavra prove do latim "média", plural de "médium", e que significa "aquele que está a meio".
Se, inicialmente, o termo "meios de comunicação de massa" se referia basicamente a jornais, rádio e televisões, no final do século XX a internet também entrou fortemente neste sector. Para alguns, também os telemóveis já podem ser considerados uma média.
Meios de comunicação
O termo meio de comunicação refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo de comunicação. Quando referimos a comunicação de massa pode ser considerado sinónimo de média Sendo o telefone considerado não um meio de comunicação de massas, mas individual.
• Sonoro: telefone, rádio
• Escrita: Jornais diários e revistas.
• Audiovisual; Televisão, cinema
• Multimédia: diversos meios simultaneamente CD-ROM, TV Digital e Internet.
Os meios de comunicação são cada vez mais desenvolvidos, e mais rápidos.
Rapidamente temos acesso a informação e as imagens em qualquer parte do mundo.
Há que ter em atenção a manipulação que muitas vezes é feita das informações levando a que se dê importância a determinado assunto e se esqueça outro, neste momento vive-se a loucura do Mundial de Futebol e já nem se fala da crise financeira e das consequências que ela nos vai trazer no futuro. Por outro lado casos como o de Maddie transformam o mundo numa Aldeia onde se pode saber o que esta a acontecer ao segundo em qualquer lado do planeta.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Sistema Binário

    Sistema Binário

O sistema binário é a base para a Álgebra Booleana (GeorgeBoole mat, Inglês) que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando apenas dois digitos 0  e o 1( on and of)
 Os programas de computadores são codificados sob forma binária e armazenados em memórias, discos, sob esse formato.
Em cumputação, chama-se um digito binário ( 0 ou 1) de bit

 Ano do meu nascimento....................11110100111( Código binario)

Bit é a mais pequena unidade de informação
1 Byte = 8 Bits  ou seja 2x2x2x2x2x2x2x2  - 256 combinações possiveis
1 GB=1024MB
Soma de Binários:
0+0=0
1+0=1
0+1=1
1+1= 10

Subtração de Binários:
0-0=0
0-1=1
1-0=1
1-1=0

sábado, 15 de maio de 2010

Estudo sobre telemóveis

Telemóvel é um risco para a saúde?

António Pedro Ferreira

Durante os próximos 20 a 30 anos, mais de 250 mil pessoas entre 18 e 69 anos no Reino Unido, Finlândia, Holanda, Suécia e Dinamarca vão ser acompanhadas para avaliação de possíveis riscos à saúde provocados pelos telemóveis.

O COSMOS - Cohort Study on Mobile Communications, que é até aqui o maior estudo do género, faz parte do MTHR - Mobile Telecommunications and Health Research Programme.

Há pelo menos seis mil milhões de telemóveis a serem utilizados em todo o mundo, dos quais 70 milhões no Reino Unido, cuja população é de 61 milhões de pessoas.
Riscos de cancro

Lawrie Challis, do MTHR e da secção britânica da pesquisa, não descarta a possibilidade de os telemóveis provocarem cancro. "Simplesmente, ainda não houve tempo suficiente (para se provar isso). A maioria das pessoas tem telemóvel há menos de dez anos. E muitos cancros levam dez, 15 anos para apresentarem sintomas".

Pesquisas anteriores sobre os riscos do uso de telemóveis abrangiam apenas uma década de monitorização. "Mas como certos tipos de cancro levam muito tempo a desenvolver-se e a tecnologia da comunicação móvel é ainda muito recente, era necessário um acompanhamento a longo prazo", afirma Paul Elliott, do Imperial College London.

Elliott, responsável pela parte britânica do estudo, diz que a pesquisa "é para o bem dos utilizadores actuais e gerações futuras".

Além do cancro, serão avaliados os riscos de doenças neurológicas como Alzheimer e Parkinson, dores-de-cabeça e distúrbios do sono.

Os pesquisadores trabalharão com operadoras de telemóveis para avaliar o uso do aparelho durante as chamadas, mensagens de texto e transferências de dados.
Será também monitorizada a forma como os utilizadores carregam os telemóveis, se nos bolsos das calças, da camisa ou mesmo se usam fones de ouvido.